Poções

Amortentia


Pronuncia-se "Amortencia", e significa "tentação (ou tentativa se traduzida ao pé da letra de "amor").


A amortentia é a poção do amor mais poderosa que existe, ela pode ser facilmente identificada pelo brilho perolado, pela fumaça que solta (que sobe em espirais características) e pelo seu cheiro que varia de pessoa pra pessoa de acordo com o que mais a atrai.


Segundo Horácio Slughorn é a poção mais perigosa que existe, porque pode levar a pessoa que a bebeu a fazer loucuras pela paixão obsessiva.


O cheiro dessa poção é a primeira pista definitiva em relação ao fato de Harry gostar de Gina, uma vez que entre outros cheiros Harry sente o cheiro do perfume de Gina, e em outro caso parece mostrar que Hermione sente o cheiro de Rony.


Hermione também sente o cheiro de grama recém - cortada, pergaminho novo, pasta dental de menta e...(ela não diz, mas em uma entrevista J.K.Rowling diz que ela sente o cheiro de cabelo de Rony). ingrdientes: ovos congelados de Cinzácaro. perfume torta de melaço madeira de cabo de vassoura algo floral grama recém-cortada pergaminho novo um fio de cabelo






Antídoto para veneno
A poção do antídoto para veneno é uma poção relacionada à magia da série literária de fantasia Harry Potter, de J.K. Rowling, sendo capaz, como o próprio nome já diz, de curar uma pessoa que foi envenenada.
Preparação


Adicione a pele de Ararambóia picada no caldeirão e ferva por 20 minutos. Depois tire-a do fogo, coloque um acônito e mexa no sentido horário e ela vai ficar com uma cor lilás. Após isso, devolva ao fogo e coloque o bezoar. Deixe-a ferver por 30 minutos, assim quando ferver, ela vai ter um aparência vermelha. Retire do fogo novamente e coloque o segundo acônito. Mexa no sentido anti-horário. Quando terminar ela vai ter de ficar de cor azul bem escura.





Felix Felicis


Essa poção é conhecida também por "Sorte Liquida". É uma poção que é extremamente (muito mesmo) difício de preparar e, se produzida corretamente, traz sorte para quem a beber por algum tempo. Apresenta a cor amarelo-dourado, é muito difícil de se fazer, e terrivelmente tóxica se ingerida em grande quantidade, por isso não deve ser usada frequentemente. Os seus sintomas de hiperdosagem vão desde simples tontura, até a loucura, podendo ocasionar a morte. Também é proibido o uso em eventos oficiais e esportivos; e mesmo com todo seu poder, não pode fazer acontecer algo impossível ou quebrar atos contratuais mágicos.


"Uma colher de sopa no café da manhã é suficiente para um dia de sorte!" (na verdade, 12 horas)


Harry ganha um frasco de Felix Felicis durante uma aula de poções, por ter preparado a poção do Morto-Vivo perfeitamente. Harry a utiliza em seu sexto ano para descobrir o que o professor Slughorn sabe sobre as Horcruxes. Os membros da Armada de Dumbledore também beberam um pouco da poção, e Slughorn diz que só bebeu ela duas vezes na vida (uma vez aos 24 anos e outra aos 57)






Poção Polissuco
No mundo de Harry Potter,é considerada uma poção complexa. Se for preparada corretamente, essa poção, que leva xarope de hemeróbios e um mês para ficar pronta, transforma quem a bebe em uma réplica perfeita de uma pessoa pré-determinada. Essa pessoa é determinada ao fim do preparo da poção, quando algo da pessoa (fios de cabelo, unhas) é acrescentado a poção. O Efeito da poção polissuco não dura apenas uma hora, mas sim o equivalente à quantidade. Essa poção não é recomendada para fazer transformações de pessoas em animais, podendo, nesses casos, apresentar sintomas diferentes, como, por exemplo, a difícil reversão para a forma original, Como ocorre com Hermione no segundo livro.
Ingredientes


algo que tenha o DNA de uma pessoa, agua fria, folhas secas, perfume, uma gota de sangue (que Hermione rouba do estoque particular de Snape no segundo livro), pó de sal. A descurainia deve ser colhida na lua-cheia e os hemeróbios precisam cozinhar durante 21 dias. Essa poção é proibida de ser feita em Hogwarts, mas a receita está disponivel na biblioteca na sessão reservada.


Essa poção é de Nível de N.I.E.M.s, muito difícil de ser preparada.


Foi utilizada por Harry, Ron e Hermione no 2º ano em Hogwarts para tentarem descobrir se Draco Malfoy sabia algo sobre quem abriu a Câmara Secreta, ou se ele próprio era o herdeiro de Slyterin. Também foi usada por Barty Crouch Jr. no 4º ano, para se passar por Olho-Tonto Moody, No 7ªano Olho-Tonto Moody leva a poção para que o plano dos 7 potters funcione e a Ordem da Fênix possa levar Harry Potter em segurança à nova sede, e no mesmo livro pra Harry se passar por "Barny Wesley" e Hermione se faz passar por Belatriz Lestrange.





Poção do Morto-Vivo
Essa é uma poção muito poderosa, que faz pessoa adormecer por muitas horas. Ela tem o nome de poção "do Morto Vivo" pois a pessoa que tomá-la, fica tão sonolenta que parece mesmo um morto vivo e não consegue fazer nada, o máximo a ser realiza por essa pessoa é falar durante o sono e pensar que tudo que se passa no sonho seja realidade. De acordo com o jogo eletrônico Harry Potter e o Enigma do Príncipe, baseado no livro e no filme ambos de mesmo nome, ao mergulhar uma agulha na poção do Morto-Vivo, esta causara a dormência da Bela Adormecida.
Ingredientes

Losna
Raízes de valeriana
Raiz de asfodelo em pó
Vagem suporífera




Modo de preparo


Picar raízes de valeriana e botar no caldeirão, após isso ela deve apresentar-se lisa e cor de grosélha, o ideal. Após feito, deve-se cortar a vagem suporífera (amassar com uma faca de prata, como o Princípe Mestiço diz) e botar no caldeirão. Agora mexa no sentido anti-horário (no livro, o príncipe mestiço aconselha para que a cada 7 voltas no sentido anti-horário, de uma no sentido horário, pois faz deixar a poção pronta mais rápido, poupa o tempo do bruxo que a for preparar), que resulta em uma poção violeta. Adicionar a raiz de asfodelo em pó e a infusão de losna obs: se essa poção for muito ingerida pode causar a meia morte ou seja: a pessoa que bebe-la em abundância torna-se um morto-vivo, pois é induzida em sono eterno.






Veritaserum


É a poção da verdade mais forte e perigosa que existe, uma vez que não tem cheiro, sabor e é transparente e bastam apenas três gotas para que todos os segredos da pessoa possam ser revelados, e até Voldemort contaria seus maiores segredos


A pessoa que ingerir essa poção entrará em uma espécie de transe hipnótico e responderá com a mais pura verdade, todas as perguntas que façam a ela, sem poder mentir ou omitir a verdade. Ela leva um ciclo plenilúnio para maturar e demora praticamente um mês para ficar totalmente pronta. É usada em casos de extrema necessidade, como em comensais da morte e prisioneiros de Azkaban. Antigamente era muito usada, principalmente nas escolas, mas hoje em dia, ela é proibida segundo a regulamentação do Ministério da Magia.


A poção demora um mês para ficar pronta, e seu ingrediente básico são as penas do dedo-duro.


Ela é citada e usada pela primeira vez no quarto livro da série, voltando a aparecer no quinto livro, e sendo citada novamente no sexto livro e sétimo livro.


JK Rowling em seu site explicou que mesmo sendo muito poderosa, a poção não é infalível e pode ser burlada, o que impede seu uso, por exemplo, para conseguir confissões ou testemunhos em tribunais.


O termo foi cunhado, provavelmente, a partir da junção de duas palavras latinas: Veritas, que significa "verdade", e serum, cujo significado seria soro, ou suco.


Curiosidade: Embora tenha aparecido pela 1ª vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo (Snape mostra a Harry como usar em outra pessoa ("Três gotas e até o Lorde das Trevas revelaria seus mais profundos segredos") ficou mais conhecida na adaptação cinematográfica de Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando Dolores Umbridge usa em Cho Chang para saber onde está a Sala Precisa. E, apesar de no filme a poção tenha um tom claro e transparente de marrom (semelhante a um chá) como cor, no livro a poção é descrita como água: incolor, insípida e inodora.








Poção Wiggenweld


 A Poção Wiggenweld é muito fácil de ser preparada, ela tem o poder que restaurar as forças de uma pessoa que esta demasiada fraca por estar doente, por ter se machucado ou simplesmente por estar muito cansado. Sua cor é verde e é de fácil manuseio. Ela é muito encontrada na Ala Hospitalar. De acordo com o jogo Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, baseado no livro e no filme ambos de mesmo nome, o Príncipe Encantado molhara seus lábios com poção Wiggenweld e dera o beijo que fizera a Bela Adormecida despertar.
Ingredientes
Casca de Wiggentree
Muco de Verme Gosmento
Modo de preparo


Antes de tudo, deve-se esmagar a Moly com o cabo de uma faca. Isso feito, deve-se cortar o Ditamno em pequenas fatias, assim como a casca de Wiggentree. Adicionar ao caldeirão o Muco com a Moly amassada e o Ditamno. Mexer até a solução ferver, e adicionar a casca de Wiggentree. Mexer sempre no sentido horário até atingir a coloração indicada.


Essa poção é eficiente contra venenos de cobras e de plantas venenosas, porém, não é eficiente contra poções que sirvam como veneno. Também serve para revigorar uma pessoa que foi atacada, assim como a poção de cura simples.


(Não foi encontrada foto da Porção Wiggenweld )